top of page
  • Foto do escritorAbner Oliveira

Top Destinos Turísticos evolui a serviço do turismo nacional!

O Prêmio Top Destinos Turísticos tem foco no Estado de São Paulo. É o fruto de competências distintas e complementares, que contribuem, cada vez mais, com o indispensável e efetivo desenvolvimento sustentável do Brasil. De uma lado, Associação Mundial dos Profissionais de Turismo e Viagens – Skål Internacional São Paulo, presente em cerca de 100 países e constituída por quase 13 mil associados que desempenham papel de liderança em todos os segmentos que compõem o setor. Do outro lado, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB SP, entidade que homenageia histórias de sucessos escritas por empreendedores reconhecidos como Top nos diversos ramos da atividade econômica.

Crédito: Ken Chu - Expressão Studio

Além de competências profissionais distintas e complementares, outros fatores dão relevância à premiação, rigorosamente auditada pela Russell Bedford Brasil, que garante a lisura e valida todas as etapas do processo de apuração dos votos na internet e os critérios técnicos adotados para a escolha do corpo de jurados. A cerimônia de entrega dos certificados aos três destinos Top Finalistas e Campeões para cada uma das 16 categoriais da premiação foi realizada no dia 29/11/2021, no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a participação do governador João Dória Jr. e do secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz.


Cenário socioeconômico


Crédito: Ken Chu - Expressão Studio


Em 2019, o setor de Turismo e Viagens contribuiu com US$ 9,2 trilhões (10,4%) do Produto Interno Bruto (PIB) global. Participação caiu para 5,5% em 2020, devido às restrições de viagens, mas já ensaia recuperação, segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC - Conselho Mundial de Turismo.

Do mesmo modo, em âmbito mundial, antes da pandemia da C-19, o setor de Turismo e Viagens ofertava 334 milhões de empregos – o que o torna protagonista da abertura de 1 em cada 10 postos de trabalho em diversas classes sociais, sendo que 53% deles ocupados por mulheres e 30% por jovens. Investir em Turismo e Viagens é presenciar o futuro sob a ótica do bem-estar coletivo. Os brasileiros de raiz têm orgulho de suas origens nativas, vestem todas as cores das bandeiras que tremulam no brasão que identifica comunidades com história vivenciada por pessoas que amam o território onde vivem. Vale visitar e aprender a ter o prazer de se identificar.

Com base em critérios estabelecidos pela secretaria (alinhamento com a política pública estadual de regionalização; ativa estância governança regional e ações integradas de mobilização), foram premiadas três regiões turísticas que mais se destacaram em 2021. São elas: Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Frutas e Circuito Litoral Norte.

Para próxima edição do Prêmio Top Destinos Turísticos, em 2022, os princípios da regionalização turística serão incorporados como categoria da premiação.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page