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Foto do escritorAbner Oliveira

WTM Latin America 2022 destaca a oferta de destinos brasileiros!

É fato que o turismo doméstico puxou a retomada do setor. Essa constatação não vale só para o Brasil, já que a restrição nos deslocamentos limitou as opções dos viajantes por todo o globo. Enquanto o novo coronavírus dava suas primeiras voltas pelo planeta, restou àqueles que não abriram mão de viajar a opção de conhecer novos lugares ou redescobrir destinos dentro das fronteiras de seu país de moradia.

Impulsionado pelo segmento de lazer, os mercados domésticos cresceram e, no caso do Brasil, destacaram a abundância de opções nacionais em destinos com foco em sol e praia, ecoturismo, bem-estar e turismo rural. Movimentos como o “staycation” e o “anywhere office” ajudaram a consolidar ofertas para esse público que optou por fugir da rotina dura do isolamento, o que consequentemente apoiou o crescimento das viagens de escapada.

Estados e municípios desenvolveram novos produtos que tendem a ganhar ainda mais protagonismo no pós-pandemia. E, se viver novas experiências está no topo da lista dos viajantes, esse atributo também será uma constante na programação da WTM Latin America, principal evento da indústria de viagens na região.


“O crescimento nas viagens domésticas trouxe oportunidades aos destinos e a WTM Latin America, como um evento B2B, é um reflexo do mercado. Os expositores não só trazem novidades em produtos e serviços como também investem em ativações e experiências imersivas para mostrar todo o seu potencial ao trade”, pontua Simon Mayle, diretor do evento.

Bianca Pizzolito, gerente de vendas para o Brasil e a América Latina, comemora a expansão da área dedicada à oferta turística brasileira. “Neste ano, teremos destinos que nunca participaram do evento ou que estavam fora da nossa área de exposições há bastante tempo, o que consolida esse grande movimento de retomada”, diz.


Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Belo Horizonte, a cidade do Rio de Janeiro, Porto Seguro (BA), Parauapebas (PA), Goiás e Blumenau (SC), estão na lista junto a expositores tradicionais, como São Paulo, Ilhabela (SP), Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, entre outros.

A cidade de Blumenau, por exemplo, participou de edições anteriores como co-expositora no estande da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e estreia neste ano com espaço próprio para divulgar suas atrações.


Ainda em território catarinense, Balneário Camboriú apresenta o mesmo cenário. Co-expositor em edições passadas, o destino participa pela primeira vez com estande próprio. Georgia Varela, diretora da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, explica que o destino cresceu durante a pandemia, tanto em número de atrativos quanto na expansão da cidade em si, com o alargamento da faixa de areia, o que motivou a temática "Balneário Camboriú é Nossa Praia".


André Poletti, coordenador do Núcleo de Eventos da Paraná Turismo, explica que o estado terá foco na oferta de turismo de natureza e destacará as atrações culturais de suas 15 regiões turísticas, bem como a dos pólos indutores de Curitiba e Foz do Iguaçu.


A campanha Bora pra Goiás/Lets Goiás é o mote da participação do estado do centro-oeste brasileiro que estreia a participação com estande próprio neste ano. Alexandre Resende, gerente de Marketing e Promoção do Turismo da Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo, reforça a diversificação da oferta que guia a ação de promoção e terá destaque na WTM Latin America.


Alguns dos destaques são as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros e as cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca, além da estrutura de Goiânia, capital sertaneja, da moda e importante centro do agronegócio brasileiro. No nicho de entretenimento, o destaque vai para a cidade de Caldas Novas, tradicional no turismo de lazer, e é complementado por destinos que investem em opções de aventura, voo livre e pesca esportiva, entre outras atividades.

A cidade do Rio de Janeiro investe em uma experiência imersiva em um estande moderno e inovador. O espaço criado pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, terá projetores 360º, trazendo uma mistura de imagens espetaculares e sons que prometem transportar o visitante à Cidade Maravilhosa. “É no Rio que acontecem os dois maiores eventos do Brasil, o carnaval e o réveillon na Praia de Copacabana, mas vamos também levar novos produtos para incentivar as viagens. Com este ambiente único, mostraremos o Rio de Janeiro que se transforma a cada dia”, reforça a assessoria da Riotur.

Prioridade e protagonismo são palavras de ordem para Minas Gerais. “Nosso desafio e estratégia se integram neste evento: queremos e vamos mostrar uma ‘nova’ Minas Gerais para além do trivial”, diz Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Oliveira se refere ao que vem sendo chamado de ‘ano da mineiridade’, que conta com dupla celebração: o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, e o bicentenário da Independência do Brasil. “A história de Minas se mistura intrinsicamente com a história do Brasil. Neste sentido, vamos falar sobre tudo o que vem sendo e ainda será feito para promover Minas Gerais para o Brasil e para o mundo”, diz Oliveira.

Porto Seguro (BA) levará à WTM Latin America a maior campanha de promoção do destino. A ação, intitulada “Porto Seguro para o mundo”, será divulgada em estande próprio, com a presença de autoridades do turismo local e representantes de 67 empreendimentos, entre hotéis e empresas de receptivo. Além de lançar o calendário anual de eventos com atrativos para todos os públicos, a equipe poderá dar informações sobre as cabanas e beach club, novas estruturas de praia, a revitalização dos corredores turísticos, a construção do Centro Indígena e da ponte de ligação com Arraial d’Ajuda.


Crédito: divulgação


O credenciamento para a WTM Latin America 2022 está aberto e a visitação só será permitida mediante cadastramento prévio e apresentação do ciclo completo vacinal.

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