• Abner Oliveira

WTM Latin America encerra edição 2022 com recorde de visitação!

Corredores movimentados, 565 expositores de 40 países, teatros de capacitação cheios e muita energia positiva marcaram o encerramento da WTM Latin America 2022. Nos dois primeiros dias de evento, a organização registrou a entrada de 10.725 visitantes, número que representa crescimento de 8,7% na comparação com 2019.


“O evento reforça os sinais de um futuro positivo para o turismo, com a perspectiva de fechamento de negócios e muitas reflexões sobre a atividade”, comemora Simon Mayle, diretor da WTM Latin America.

Crédito: divulgação


Outra conquista importante foi a grande adesão à plataforma de agendamento, que registrou a marcação antecipada de 6 mil reuniões no decorrer dos três dias de evento. Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, credita esse resultado a um aprendizado da pandemia. “O latino-americano não tinha o hábito de planejar a agenda antes dos eventos e essa mudança comportamental veio com a participação em eventos virtuais nos últimos dois anos”, pontua.


Minas Gerais aproveitou o encontro para fazer o pré-lançamento da Via Liberdade, uma rota de 1.179 quilômetros pela BR-040 que une atrativos históricos e culturais do estado com os do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. “Já temos 70 vivências e roteiros mapeados, além da previsão de capacitações para mostrar atrativos para além das Cidades Históricas, evidenciando sete Patrimônios da Humanidade, entre outros aspectos”, resumiu Milena Pedrosa, secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais.

Programação técnica

Crédito: divulgação


O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. As 55 palestras, painéis e capacitações apresentaram derivações de temas relacionados aos principais pilares. “As histórias contadas e os ensinamentos compartilhados comprovam o poder que o turismo tem de impactar positivamente a vida das pessoas", pontua Mayle.

Gustavo Pinto, conselheiro para Turismo Responsável do evento, também comemorou a estreia de sucesso de um teatro dedicado ao tema. “Tivemos casa cheia todos os dias, muitas vezes para além da capacidade do auditório, e todos os painéis tiveram interação com o público. Percebemos que o agente de viagens volta desse período de crise pandêmica muito interessado no tema de desenvolvimento sustentável”, finaliza.

Tecnologia e oportunidades

Crédito: divulgação


“Pix é um caminho sem volta”, alertou Riva Oliveira, gerente sênior de aquisição do Mercado Pago, na palestra sobre o que o Turismo pode (e deve) aprender com o mundo digital. O executivo mostrou dados e as vantagens do modal de pagamento digital que tem conquistado o consumidor brasileiro. “As pessoas estão cada vez mais confortáveis em utilizar o Pix e, em breve, as instituições financeiras devem começar a premiar quem o utiliza, porque é muito mais barato do que débito ou crédito”, explicou.

Ainda no Teatro de Tecnologia, Cynthia Michels, economista, comunicadora e fundadora do Grupo Vale do Silício, falou sobre Inovação e Criatividade na Era Digital. A pesquisadora social contou sobre sua imersão e o que aprendeu com a experiência. Ao contrário do que muitos pensam, o local que sedia gigantes tecnológicos como Google, Uber, Amazon, é um ambiente muito colaborativo, no qual as pessoas não têm medo de perguntar e de errar, já que isso faz parte do processo de aprendizado. Ela salientou que a tecnologia é importante, mas que não se deve ter medo de ficar para trás. “Temos que ter uma boa relação com a tecnologia que está aqui para facilitar a vida e prestar serviço sem nunca perder a capacidade de se conectar olho a olho”, finalizou.

Todos os direitos reservados ©2020 - 2022 por Abner Oliveira Oficial 

  • linkedin
  • instagram
  • facebook