• Abner Oliveira

A Icônica Confeitaria Colombo - Um dos cafés mais belos do mundo!

Já imaginou visitar o restaurante onde a rainha Elizabeth, os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, Villa-Lobos, Machado de Assis entre muitos outros famosos estiveram apreciando a gastronomia do local? Estou falando da icônica Confeitaria Colombo e eu fui conhecer para contar tudo para vocês!



Inaugurada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, do qual é famoso por ser o criador da frase “O freguês tem sempre razão."


Está localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, onde é conservada a decoração no estilo europeu, com bancadas de mármore italiano, esplendorosos espelhos de cristal belga emoldurados por madeira de jacarandá e um vitral no teto do salão principal. Um verdadeiro local para apreciar a arte Bellé Èpoque.


Foto da antiga sala de chá, muito frequentado por mulheres / Sala atualmente (Facebook Confeitaria Colombo)


Nos anos 1912 e 1918, o interior da cafeteria foi reformada. Em 1922 suas instalações foram ampliadas com a abertura do segundo andar, para ser um salão de chá, onde trouxeram o primeiro elevador do Rio.


Foi eleita um dos 10 mais belos cafés do mundo pelo site U City Guides, não é atoa que Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek eram frequentadores do café. Também foi tombada como Patrimônio Cultural e Artístico da Cidade Maravilhosa!


Gastronomia da Confeitaria Colombo



É verdade que comer na Confeitaria Colombo é ter certeza de uma qualidade inigualável e de boa culinária. Há uma diversidade no cardápio que vai desde um café expresso até um buffet, desde salgados e doces até um camarão empanado com queijo.


Eu não podia deixar de experimentar o Profiterole, feito com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas, de acordo com o gosto de cada um. Muito popular na França, onde foi considerado uma iguaria real no século 16.



Na Confeitaria Colombo é possível pedir um café da manhã completo (Café Colombo Especial) que possui café ou chá ou chocolate, croissant ou baguete, queijo prato, presunto, geleia da casa, pasta de queijo branco, mel, manteiga, uma torrada Petrópolis, dois casadinhos, um bolinho, iogurte natural, granola, uma salada de frutas, um suco de laranja e leite quente ou frio. Tudo isso por apenas R$54,90. Outra opção é o almoço com buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas, ou a la carte.



Quando eu falo que é a Icônica Confeitaria Colombo, não é por acaso. Lá é possível encontrar todas as opções (café da manhã, almoço, chá da tarde, lanche rápido, um momento para drinks) e ainda conciliar com a arquitetura local, que é de se apreciar por alguns minutos, ou até horas …


O sorvete de Bacuri e a Rainha Elizabeth


Maitrê Marcelo Teixeira e Abner Oliveira


Eu fui recebido pelo maitrê Marcelo Teixeira, o qual estendo meus agradecimentos pela calorosa recepção, pessoa que faz jus ao local. Substituindo o mais antigo funcionário pelo momento que passamos, ele me contou algumas curiosidades.


São mais de 20 pessoas que trabalham na cozinha, onde os trabalhos se iniciam ainda de madrugada. É utilizado 2,5 mil ovos por dia e cerca de 300 kg de farinha.


A Rainha Elizabeth II e o Duque de Edimburgo em carro aberto, no Rio de Janeiro (Arquivo Histórico do Itamaraty)


Uma delas é que a Rainha Elizabeth visitou o RJ nos dias 08 a 11 de novembro de 1968, e claro que como uma boa apreciadora da gastronomia, degustou dos quitutes da Confeitaria num jantar servido a bordo do iate Britannia. E o que a monarca mais gostou foi o sorvete de Bacuri, um fruto da região Norte do país. Ela gostou tanto, que enviaram caixas de sorvete para a Inglaterra.

O funcionário mais antigo da casa tem 67 anos de trabalho, é o garçom Orlando Duque, que atendeu os ex-presidentes e várias personalidades internacionais, entre elas, a atriz Gina Lollobrigida (O Corcunda de Notre Dame)!


Bastidores da foto tirado pelo Maitrê Marcelo Teixeira (Abner Oliveira)


Ah, ainda voltarei para conhecer os bastidores da cozinha e comer a famosa coxa creme da Colombo!