top of page

Água Doce Sabores do Brasil apresenta nova identidade visual

  • Foto do escritor: Abner Oliveira
    Abner Oliveira
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

Crédito: divulgação
Crédito: divulgação

A Água Doce Sabores do Brasil inicia 2026 com uma nova identidade visual que marca um movimento estratégico de fortalecimento institucional e reposicionamento de mercado. Desde a virada do ano, todos os novos materiais da franqueadora, tanto físicos quanto digitais, já adotam a nova logomarca, garantindo maior coerência, padronização e alinhamento com a estratégia de crescimento da rede.


Mais do que uma atualização estética, o rebranding foi conduzido com o cuidado de preservar e evidenciar o DNA da marca, construído ao longo de mais de três décadas. A nova identidade reforça pilares como brasilidade, tradição, história e a conexão com a cultura nacional. A modernização, nesse contexto, não substitui a essência da Água Doce, mas a valoriza e a projeta para o futuro, em linha com as melhores práticas atuais de branding e comunicação digital.


Desenvolvida pela agência IMMA, com acompanhamento direto da franqueadora, a nova logo é responsiva e conta com três versões oficiais, criadas para garantir melhor leitura, visibilidade e desempenho em diferentes formatos e canais. O projeto envolveu pesquisas de mercado e análises de comportamento do consumidor, reforçando o caráter estratégico da iniciativa.


Fundada em 1990, em Tupã, no interior de São Paulo, e atuando no franchising desde 1993, a Água Doce foi precursora do conceito de casual dining genuinamente brasileiro, com forte valorização da gastronomia nacional, das bebidas típicas e da cachaça. Hoje, a rede conta com mais de 80 restaurantes em seis estados, oferecendo um cardápio com receitas assinadas pelo chef e apresentador, Edu Guedes, além de pratos regionais com toque caseiro, porções generosas, drinques autorais e o Escondidinho, carro-chefe da marca, em ambientes pensados para diferentes ocasiões de consumo.


O reposicionamento da marca está diretamente ligado a uma leitura mais aprofundada do contexto empresarial e do comportamento do consumidor. Estudos apontaram a necessidade de reforçar o protagonismo da gastronomia aliado ao entretenimento, além de uma mudança na persona da marca: de um público predominantemente jovem para um consumidor mais maduro, especialmente da geração X, com referências afetivas ligadas às décadas de 1980 e 1990.


Quando começamos, éramos reconhecidos como uma cachaçaria temática. Com o tempo, evoluímos para um restaurante mais amplo, focado em oferecer uma experiência completa. Agora, reforçamos ainda mais a gastronomia brasileira e os elementos culturais que despertam nostalgia e conexão emocional com o nosso público”, afirma Julio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce. Segundo ele, o novo posicionamento consolida o conceito de “Casa da Família Brasileira”, com ambientes acolhedores, espaços kids e uma comunicação mais humana e próxima.


A nova identidade também dialoga com transformações socioculturais aceleradas nos últimos anos, especialmente no ambiente digital. “Os consumidores passaram a buscar espaços mais personalizados e com identidade clara, deixando de lado bares e restaurantes genéricos. No pós-pandemia, houve ainda uma redução no tempo de permanência em ambientes noturnos, o que impactou diretamente grandes casas tradicionais”, analisa Augusto Carminati, diretor da agência IMMA.


Além de fortalecer toda a rede, o reposicionamento cria bases para novos movimentos estratégicos. “Essa revisão amplia nossas possibilidades de crescimento, diversificação e adaptação a novos formatos de consumo”, destaca Julio Bertolucci. Com a nova identidade visual, a Água Doce reforça sua “carinha de Brasil” e se posiciona de forma ainda mais clara no mercado: uma marca que une tradição, gastronomia, acolhimento e estratégia, preparada para crescer de forma consistente em um mercado cada vez mais competitivo.

 
 
 

Comentários


Todos os direitos reservados ©2020 - 2025 por Abner Oliveira

  • instagram
  • facebook
  • linkedin
bottom of page